Edson Fregni  

Edson Fregni

Em uma reportagem de 17 de abril de 2016, publicada pelo jornal inglês The Guardian, o professor Laurence Brockliss, historiador da Universidade de Oxford, autor de um importante livro sobre a história de sua universidade, afirmou que acredita que Oxford e outras instituições similares deveriam oferecer cursos pela internet para alunos de graduação ou correriam riscos de serem tornadas "redundantes" nos próximos 15 anos pelos cursos virtuais. Ele conclui afirmando que é apenas “uma questão de tempo" antes que o impacto da tecnologia digital comece a transformar definitivamente a maneira como funciona o ensino superior.

  

Muitas escolas brasileiras desconhecem os benefícios reais que uma boa plataforma educacional lhes poderá oferecer. Algumas ainda acreditam que a implantação desse tipo de recurso será difícil e caro, tanto para implantar, quanto para operar. 

 

 

“A Amazon planeja fazer uma grande incursão no mercado de tecnologia educacional para as escolas primárias e secundárias, um território que a Apple, Google e Microsoft têm fortemente demarcado [...]. Eles irão disponibilizar conteúdo online na forma de dezenas de milhares de planos de aulas abertos e grátis, planilhas e outros materiais de instrução para professores [...]. Chamado de Amazon Inspire, o site de educação tem características que podem parecer familiares aos compradores habituais da Amazon... “

The New York Times de 27 de junho de 2016

 

 

Cada vez mais, existe conteúdo educacional, na forma de vídeos, textos, animações e jogos, disponível na Internet para utilização livre e gratuita. . Professores, instituições de ensino e corporações podem utilizar o material didático e eventualmente modificá-os  e construir programas online para cursos a distância ou para apoio aos cursos presenciais.